Mousse de chocolate 2 em 1 para rechear bolos ou servir na sobremesa

Mousse de chocolate 2 em 1 para rechear bolos ou servir na sobremesa



Mousse de chocolate 2 em 1 para rechear bolos ou servir na sobremesa
1 Porções
Tempo: 40 min
Ingredientes:
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixinha de creme de leite (200 g)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12 g)
  • 4 colheres (sopa) de água (60 ml)

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela, coloque água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque uma tigela com o chocolate picado sobre a panela, sem encostar na água. Mexa o chocolate até derreter completamente, em banho-maria.
  • Em um recipiente pequeno, coloque a gelatina sem sabor e a água. Misture bem e leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou até dissolver. Se preferir, você pode dissolver a gelatina em banho-maria também.
  • Em uma tigela grande, coloque o creme de leite e acrescente o chocolate derretido. Misture bem com uma espátula ou um fouet, até ficar homogêneo. Adicione a gelatina dissolvida e misture novamente, até incorporar.
  • Transfira a mistura para uma travessa ou para potinhos individuais. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar firme.
  • Retire a mousse da geladeira e sirva como preferir. Você pode decorar com raspas de chocolate, frutas, chantilly ou calda de chocolate. Se for usar a mousse para rechear bolos, espalhe sobre a massa já assada e fria, e cubra com outra camada de massa.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Mousse de chocolate versátil para preencher tortas ou degustar como sobremesa Já degustou uma mousse de chocolate adequada tanto para preencher tortas quanto para apreciar como sobremesa? Hoje, vou dividir com você essa receita.

Foi com minha avó que aprendi a fazê-la, ela frequentemente preparava essa iguaria em nossas celebrações. É um preparo descomplicado, contudo, marcante e flexível.

Para criar esta mousse, são necessários somente quatro componentes: chocolate meio amargo, creme de leite, gelatina incolor e água.

O truque reside em derreter o chocolate à maneira de banho-maria e integrar bem a gelatina à água. Em seguida, combine tudo ao creme de leite e refrigere até adquirir consistência. A consistência desta mousse de chocolate é impressionante: suave, esponjosa e delicada.

O paladar é robusto, porém, não é excessivo. Ela pode preencher tortas de diversos tipos, como de baunilha, laranja ou coco. Alternativamente, deguste-a como sobremesa, guarnecida com frutas frescas, creme de leite batido ou calda de chocolate.

Mousse de chocolate 2 em 1 para rechear bolos ou servir na sobremesa

É uma excelente escolha para qualquer momento, tanto para um final de semana quanto para datas comemorativas.

Que tal embarcar nesta aventura culinária comigo? Tenho confiança de que o resultado irá fasciná-lo. Iniciamos?

Tempo total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 5 minutos
  • Tempo de espera: 4 horas

Rendimento da Receita

Essa receita rende cerca de 10 porções.

Receita que pode te interessar:


Publicidade

Dicas Adicionais:

Assista em Vídeo Outra Tipo de Desse Mousse

Variações da Receita

Você pode variar a receita de mousse de chocolate de acordo com o seu gosto e criatividade. Veja algumas ideias:

Mousse de chocolate branco: substitua o chocolate meio amargo por chocolate branco e siga o mesmo modo de preparo.

Mousse de chocolate com café: adicione uma colher (sopa) de café solúvel dissolvido em um pouco de água quente ao creme de chocolate antes de misturar com o chantilly.

Mousse de chocolate com laranja: adicione raspas da casca de uma laranja ao creme de chocolate e decore com gomos de laranja sem pele e sem sementes.

Mousse de chocolate com nozes: pique algumas nozes e misture ao creme de chocolate antes de levar à geladeira. Decore com mais nozes por cima.

Mousse de chocolate com morango: corte alguns morangos em pedaços pequenos e coloque no fundo das taças ou potinhos. Despeje o creme de chocolate por cima e leve à geladeira. Decore com morangos inteiros na hora de servir.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas dúvidas. Confira:

Como fazer mousse de chocolate sem gelatina?

Basta seguir a receita acima, que não leva gelatina. O creme inglês e o chantilly dão a consistência ideal para a mousse.

Como fazer mousse de chocolate vegano?

Você pode usar leite vegetal, como leite de coco ou leite de amêndoas, para fazer o creme inglês. Substitua o açúcar por melado ou agave e use um chocolate vegano.

Como fazer mousse de chocolate mais firme?

Você pode aumentar a quantidade de chocolate meio amargo na receita, ou usar um chocolate mais amargo, como 70% cacau. Isso vai deixar a mousse mais densa e firme.

Como fazer mousse de chocolate com claras em neve?

Você pode bater as claras em neve com uma pitada de sal até formar picos firmes. Depois, misture delicadamente ao creme de chocolate, sem bater, para não perder o ar.

Como fazer mousse de chocolate com leite condensado?

Você pode substituir o creme inglês por leite condensado na receita. Misture o leite condensado com o chocolate derretido e depois acrescente o chantilly batido.

Curiosidades dessa receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que vão te deixar ainda mais apaixonado por essa sobremesa:

Quem inventou a mousse de chocolate?

Acredita-se que o inventor da mousse de chocolate foi o artista francês Henri Toulouse-Lautrec, no início do século XX. Ele teve a ideia de misturar chocolate amargo à espuma feita com claras em neve ou nata batida. Ele chamou sua criação de “maionese de chocolate”.

Qual é a origem do nome mousse?

A palavra mousse vem do francês e significa “espuma”. Isso faz referência à textura leve e aerada dessa sobremesa, que é obtida pela incorporação de ar aos ingredientes.

Qual é a diferença entre mousse e pudim?

A mousse é uma sobremesa que tem como base um creme batido, como chantilly ou creme inglês, misturado com algum saborizante, como chocolate, frutas ou café. A mousse não precisa ir ao fogo, apenas à geladeira para firmar. Já o pudim é uma sobremesa que tem como base um creme cozido, como leite condensado ou leite e ovos, aromatizado com baunilha ou outro sabor. O pudim precisa ir ao forno em banho-maria para cozinhar e depois à geladeira para gelar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Publicidade

Mais Recentes