Salada de Fruta



Salada de Fruta
10 Porções
Tempo: 2 h
Ingredientes:
  • 2 bananas maduras cortadas em rodelas
  • 2 maçãs vermelhas picadas em cubos
  • 1 laranja descascada e cortada em gomos
  • 1/2 mamão papaia sem sementes picado em cubos
  • 1 xícara de uvas verdes sem sementes cortadas ao meio
  • 1/2 xícara de suco de laranja natural
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Lave bem todas as frutas sob água corrente e seque-as com um pano limpo ou papel toalha. Descasque as bananas e corte-as em rodelas de cerca de 1 cm de espessura. Coloque-as em uma tigela grande e regue com um pouco de suco de laranja para evitar que escureçam.
  • Descasque as maçãs e corte-as em cubos pequenos, descartando o miolo e as sementes. Adicione-as à tigela com as bananas e misture bem. Descasque a laranja e corte-a em gomos, retirando a parte branca e as sementes. Junte-os à tigela com as outras frutas e mexa delicadamente.
  • Descasque o mamão e corte-o em cubos médios, retirando as sementes. Acrescente-os à tigela e misture novamente. Lave as uvas e corte-as ao meio, retirando as sementes se houver. Adicione-as à tigela e envolva todas as frutas com uma colher.
  • Em um liquidificador, bata o suco de laranja, o mel e as folhas de hortelã até obter um molho homogêneo e aromático. Despeje o molho sobre a salada de fruta e misture bem para que todas as frutas fiquem cobertas pelo molho.
  • Leve a salada de fruta à geladeira por pelo menos uma hora para que fique bem gelada e os sabores se intensifiquem.
  • Retire a salada de fruta da geladeira e transfira-a para uma travessa ou para taças individuais. Decore com mais folhas de hortelã se desejar e sirva como sobremesa ou lanche da tarde. Aproveite essa delícia refrescante e nutritiva!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Salada de Fruta

Fazer salada de fruta é muito fácil e rápido, você só precisa de algumas frutas frescas e maduras, uma faca, uma tigela e um liquidificador. Você pode usar as frutas que mais gosta ou que tiver em casa, mas eu recomendo que você escolha pelo menos cinco tipos diferentes para ter uma salada bem diversificada. Algumas frutas que eu gosto de usar são: banana, maçã, uva, morango, kiwi, manga e mamão.

A salada de fruta é uma ótima opção para servir como sobremesa em qualquer ocasião, seja no dia a dia, no fim de semana ou em datas especiais. Ela é leve, refrescante e nutritiva, além de combinar com vários tipos de acompanhamentos, como iogurte, granola, sorvete ou chantilly. Você pode fazer a salada de fruta com antecedência e guardar na geladeira até a hora de servir, ou preparar na hora e servir bem fresquinha.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo de como fazer salada de fruta com o molho especial da minha mãe. Você vai ver como é fácil e gostoso. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: nenhum
  • Tempo de espera: opcional (até 2 horas na geladeira)

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 10 porções de 300 ml cada.

Informação Nutricional

  • Calorias: 108 kcal
  • Carboidratos: 25 g
  • Proteínas: 1,3 g
  • Gorduras: 1,6 g
  • Fibras: 3,4 g
  • Vitamina C: 54 mg
  • Potássio: 268 mg

Fonte: FatSecret


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @meninoprendado

Você pode variar a receita da salada de fruta usando outras frutas que você goste ou que estejam na época, como morango, kiwi, manga, abacaxi, melão, melancia, pêssego, ameixa, cereja, etc. O importante é escolher frutas frescas, maduras e firmes, que não soltem muita água ou se desmanchem facilmente.

Você também pode mudar o molho da salada de fruta, usando outros ingredientes como iogurte natural, leite condensado, creme de leite, suco de limão, açúcar mascavo, canela em pó, etc. Use a sua criatividade e o seu paladar para criar combinações deliciosas.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer a salada de fruta são:

Use uma faca afiada e uma tábua de corte para picar as frutas. Tome cuidado para não se cortar ou machucar os dedos.

Lave bem as frutas antes de usá-las, mesmo que elas sejam descascadas. Isso evita a contaminação por bactérias, fungos ou agrotóxicos.

Consuma a salada de fruta no mesmo dia em que for preparada, ou guarde-a na geladeira por no máximo dois dias. Não deixe a salada de fruta fora da geladeira por muito tempo, pois ela pode estragar ou fermentar.

Se você tiver alergia a alguma fruta, evite usá-la na salada de fruta ou consumi-la. Consulte o seu médico se tiver alguma reação alérgica após comer a salada de fruta.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas dúvidas e fazer essa delícia sem medo. Confira:

Como conservar a salada de fruta?

A melhor forma de conservar a salada de fruta é guardá-la em um recipiente fechado na geladeira por até dois dias.

Como evitar que as frutas escureçam na salada?

Para evitar que as frutas escureçam na salada, você pode adicionar o suco de alguma fruta cítrica, como laranja, limão ou maracujá, que contêm ácido ascórbico, um antioxidante natural.

Quais são as melhores frutas para fazer a salada de fruta?

As melhores frutas para fazer a salada de fruta são aquelas que são frescas, maduras e firmes, que não soltem muita água ou se desmanchem facilmente. Você pode escolher as frutas de acordo com a sua preferência e a estação do ano, mas é bom variar nas cores e nos sabores para ter uma salada mais nutritiva e bonita.

Quais são os benefícios da salada de fruta?

A salada de fruta é uma sobremesa que traz muitos benefícios à saúde, pois contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam na digestão, na imunidade, na prevenção de doenças e no bem-estar geral. Além disso, a salada de fruta é leve, refrescante e sacia a vontade de comer doce sem exagerar nas calorias.

Como deixar a salada de fruta mais saborosa?

Você pode deixar a salada de fruta mais saborosa adicionando um molho especial feito com suco de laranja, mel e hortelã, que dá um toque cítrico, doce e aromático à sobremesa. Você também pode incrementar a salada de fruta com outros ingredientes saudáveis, como iogurte natural, granola sem açúcar, sementes, coco, oleaginosas e outros.

Curiosidades Dessa Receita

Agora que você já sabe tudo sobre essa receita, que tal conhecer algumas curiosidades sobre a salada de fruta? Veja só:

A origem da salada de fruta

A origem da salada de fruta é incerta, mas há registros de que ela já era consumida na Grécia Antiga e no Império Romano, como uma forma de aproveitar as frutas da época. Na Idade Média, a salada de fruta era considerada uma iguaria rara e cara, pois as frutas eram difíceis de encontrar. Foi somente no século XIX que a salada de fruta se popularizou na Europa e na América do Norte, com a introdução de novas frutas tropicais trazidas das colônias.

O nome da salada de fruta em outros países

A salada de fruta é um prato conhecido em vários países do mundo, mas cada um tem um nome diferente para ela. Por exemplo, nos Estados Unidos ela é chamada de fruit salad; na França, de salade de fruits; na Itália, de macedonia di frutta; na Espanha, de ensalada de frutas; na Alemanha, de Obstsalat; na Inglaterra, de fruit cocktail; e em Portugal, de salada russa.

A maior salada de fruta do mundo

Você sabia que existe um recorde mundial para a maior salada de fruta do mundo? Pois é! Ele foi registrado pelo Guinness World Records em 2013, quando um grupo de voluntários preparou uma salada gigante com mais de 20 toneladas de frutas em Chachoengsao, na Tailândia. A salada levou cerca de 6 horas para ser feita e foi distribuída gratuitamente para mais de 10 mil pessoas.

Creditos da Imagem: @meninoprendado



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Sobremesas


Como Fazer Salada de Fruta

Publicidade

Mais Recentes