Fettuccine Alfredo

Fettuccine Alfredo



Fettuccine Alfredo
3 Porções
Tempo: 20 min
Ingredientes:
  • 300 g de massa tipo fettuccine
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • Noz-moscada a gosto
  • Sal a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela grande, coloque água e sal e leve ao fogo alto até ferver. Adicione o fettuccine e cozinhe, mexendo de vez em quando, até ficar al dente. Escorra e reserve um pouco da água do cozimento.
  • Em uma panela média, coloque o creme de leite, a manteiga, o queijo parmesão, a noz-moscada e o sal e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar um molho cremoso e homogêneo.
  • Transfira a massa para uma travessa e despeje o molho por cima. Misture bem para envolver toda a massa. Se necessário, acrescente um pouco da água do cozimento para ajustar a consistência. Sirva em seguida ou mantenha aquecido em forno baixo.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Fettuccine Alfredo

Eu aprendi a fazer essa receita com a minha mãe, que sempre preparava esse prato nos domingos em família. O Fettuccine Alfredo é uma massa simples, mas muito saborosa e cremosa. Ele é feito com poucos ingredientes: fettuccine, manteiga, creme de leite e queijo parmesão.

O segredo está em misturar bem esses ingredientes, para que o molho fique homogêneo e envolva toda a massa. O resultado é uma textura macia e aveludada, que derrete na boca.

Essa receita é perfeita para qualquer ocasião, seja um almoço rápido durante a semana, um jantar romântico no fim de semana ou uma celebração especial com os amigos.

O Fettuccine Alfredo combina com vários tipos de acompanhamentos, como saladas, carnes ou frutos do mar. Você pode variar o sabor do molho, acrescentando ervas, noz-moscada ou pimenta-do-reino.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu garanto que você vai se surpreender com o sabor e a facilidade desse prato. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 20 minutos

Informação nutricional

    • Calorias: 530 kcal
    • Carboidratos: 54 g
    • Proteínas: 15 g
    • Gorduras totais: 28 g
    • Fibras: 2 g
    • Sódio: 298 mg


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @mohindi

Você pode adicionar frango desfiado, presunto picado, camarões salteados ou bacon crocante ao molho para incrementar o sabor e a proteína.

Você pode substituir o queijo parmesão por outro queijo de sua preferência, como mussarela, provolone ou gorgonzola.

Você pode acrescentar ervas frescas picadas, como salsinha, manjericão ou tomilho, ao molho para dar um toque aromático e refrescante.

Você pode usar outro tipo de massa, como penne, espaguete ou talharim, se não tiver fettuccine.


Dicas e Observações de Segurança

Cuidado ao manusear a panela com água fervente e o molho quente. Use luvas térmicas e evite respingos que podem causar queimaduras.

Não cozinhe demais a massa, pois ela pode ficar mole e grudenta. O ponto ideal é al dente, ou seja, macia por fora e firme por dentro.

Não deixe o molho ferver muito, pois ele pode talhar ou separar. Mantenha o fogo baixo e mexa constantemente.

Consuma a receita logo após o preparo ou guarde na geladeira por até 2 dias. Reaqueça em fogo baixo ou no micro-ondas antes de servir.

Essa receita é rica em calorias, gorduras e colesterol. Consuma com moderação e equilibre com uma salada verde ou legumes cozidos.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo:

Qual a origem do molho Alfredo?

O molho Alfredo foi criado em Roma, pelo chef Alfredo di Lelio, que queria agradar sua esposa grávida.

Qual o melhor queijo para o molho?

O queijo mais usado é o parmesão, mas você pode substituir por outros queijos de sabor forte, como o gruyère ou o emmental.

Como evitar que o molho fique talhado?

O segredo é usar creme de leite fresco e manteiga de boa qualidade, e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre.

Como fazer o molho ficar mais leve?

Você pode usar iogurte natural ou cream cheese light no lugar do creme de leite, e reduzir a quantidade de manteiga e queijo.

Como reaproveitar as sobras do prato?

Você pode guardar na geladeira por até 3 dias ou congelar por até 3 meses. Para reaquecer, use o micro-ondas ou uma panela em fogo baixo, adicionando um pouco de leite se necessário.


Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é um sucesso mundial:

O Fettuccine Alfredo é diferente nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Fettuccine Alfredo é conhecido como um prato típico italiano, mas na verdade ele é uma adaptação americana. Lá, o molho leva mais ingredientes, como alho, salsa e cebolinha, e é servido com frango ou camarão.

O Fettuccine Alfredo tem um dia especial

O dia 7 de fevereiro é considerado o Dia Nacional do Fettuccine Alfredo nos Estados Unidos. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do chef Alfredo di Lelio, que criou a receita original.

O Fettuccine Alfredo já foi servido para celebridades

O restaurante Alfredo alla Scrofa, onde a receita foi criada, já recebeu a visita de celebridades como Mary Pickford, Douglas Fairbanks, Sophia Loren e Audrey Hepburn. Eles deixaram suas assinaturas em colheres de ouro que são exibidas no local.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Como Fazer Cannelloni

Cannelloni

Publicidade

Mais Recentes