Macarrão ao Molho Branco

Macarrão ao Molho Branco



Macarrão ao Molho Branco
6 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 500 g de macarrão tipo talharim
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de creme de leite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de manjericão fresco a gosto
  • Queijo parmesão ralado a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela grande, coloque água e sal e leve ao fogo alto até ferver. Adicione o macarrão e cozinhe conforme as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra o macarrão e reserve.
  • Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo baixo. Junte a farinha de trigo e mexa bem, formando um roux e cozinhe por alguns minutos, sem deixar dourar.
  • Adicione o creme de leite, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente a cebola, o alho, o caldo de galinha e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar.
  • Em uma travessa, coloque o macarrão cozido e cubra com o molho branco. Polvilhe queijo parmesão ralado e folhas de manjericão fresco por cima.
  • Sirva em seguida ou leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, para gratinar.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Uma das minhas preparações prediletas é o macarrão ao molho branco, pois é delicioso, fácil e rápido de fazer. Aprendi a cozinhar esse prato com minha mãe, que compartilhou seus truques culinários comigo. Ele é ideal para várias situações, desde almoços familiares até jantares românticos ou lanches da tarde.

Para prepará-lo, você necessitará dos seguintes ingredientes: talharim, creme de leite, manteiga, farinha de trigo, cebola, alho, caldo de galinha, manjericão e queijo ralado.

O molho branco começa com um roux, que é a combinação cozida de manteiga e farinha, ao qual se adiciona creme de leite e temperos. Isso cria um molho aveludado e aromático, que harmoniza maravilhosamente com o macarrão.

O macarrão ao molho branco apresenta uma textura suave que se dissolve na boca. Seu gosto é sutil e bem balanceado, com um aroma refrescante do manjericão. É uma receita que satisfaz todos os gostos, dos mais refinados aos mais básicos. Acompanha bem com uma salada ou um filé de frango grelhado.

Que tal tentar fazer essa receita agora? Estou convencido de que você adorará o resultado. Siga o tutorial abaixo e descubra como é simples e conveniente preparar macarrão ao molho branco.

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 20 minutos
  • Tempo total: 30 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende 6 porções generosas de macarrão ao molho branco.

Informação Nutricional

Para uma porção padrão de 100 g de macarrão ao molho branco, temos as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 158,99 kcal
  • Carboidratos: 26,54 g
  • Proteínas: 5,42 g
  • Gorduras totais: 3,25 g
  • Gorduras saturadas: 1,67 g
  • Gorduras trans: 0,10 g
  • Colesterol: 6,83 mg
  • Fibra alimentar: 1,48 g
  • Sódio: 181,72 mg
  • Cálcio: 28,48 mg
  • Ferro: 1,09 mg

 

Fonte: Fitness Magazine


Publicidade

Dicas Adicionais:

Assista a Receita em Vídeo

Assista uma variação da receita no canal: @meninoprendado

Variações da Receita

Você pode variar a receita de macarrão ao molho branco de acordo com o seu gosto e criatividade. Aqui estão algumas ideias de outros ingredientes que podem incrementar o seu prato:

Bacon: frite o bacon em cubinhos e adicione ao molho branco, para dar um sabor defumado e crocante.

Frango: cozinhe o frango desfiado com temperos a gosto e misture ao molho branco, para uma refeição mais completa e proteica.

Cogumelos: refogue os cogumelos fatiados em um pouco de manteiga e alho e junte ao molho branco, para um toque de sabor e textura.

Espinafre: cozinhe o espinafre picado em água fervente e escorra bem. Adicione ao molho branco, para uma dose extra de vitaminas e minerais.

Noz-moscada: rale um pouco de noz-moscada na hora e polvilhe sobre o molho branco, para dar um aroma e um sabor especial.


Dicas e Observações de Segurança

Ao cozinhar o macarrão, não deixe a água transbordar da panela. Use uma colher de pau ou uma espátula para mexer o macarrão de vez em quando e evitar que ele grude no fundo da panela.

Ao preparar o molho branco, não deixe a manteiga queimar. Use fogo baixo e mexa constantemente. Se o molho ficar muito grosso, adicione um pouco mais de creme de leite ou de leite. Se ficar muito ralo, adicione mais farinha de trigo dissolvida em um pouco de água fria.

Ao servir o macarrão ao molho branco, cuidado para não se queimar. Use luvas térmicas ou um pano de prato para pegar a travessa do forno. Coloque a travessa sobre um suporte ou um prato grande, para evitar queimar a mesa ou o balcão.

Ao consumir o macarrão ao molho branco, atenção para as possíveis alergias ou intolerâncias alimentares. Esse prato contém glúten, lactose e pode conter traços de ovos, soja e oleaginosas.

Consulte o seu médico ou nutricionista antes de consumir esse prato se você tiver alguma restrição alimentar.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja abaixo as perguntas e respostas mais comuns sobre o macarrão ao molho branco.

Como fazer macarrão ao molho branco sem creme de leite?

Você pode substituir o creme de leite por leite integral, iogurte natural ou cream cheese.

Como fazer macarrão ao molho branco com frango?

Você pode cozinhar o frango desfiado com temperos a gosto e misturar ao molho branco, ou grelhar o frango em filés e servir sobre o macarrão.

Como fazer macarrão ao molho branco vegano?

Você pode usar leite vegetal, como de soja ou de amêndoas, e manteiga vegana para fazer o molho branco. Você também pode adicionar levedura nutricional para dar um sabor queijoso.

Como fazer macarrão ao molho branco light?

Você pode usar leite desnatado, creme de leite light e queijo parmesão light para reduzir as calorias do molho branco. Você também pode usar macarrão integral ou de vegetais para aumentar as fibras.

Como fazer macarrão ao molho branco com bacon?

Você pode fritar o bacon em cubinhos e adicionar ao molho branco, para dar um sabor defumado e crocante. Você também pode usar bacon em fatias e enrolar no macarrão antes de cobrir com o molho.


Curiosidades dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é tão popular e saborosa.

Origem do molho branco

O molho branco, também conhecido como bechamel, é um dos molhos básicos da culinária francesa. Ele foi criado no século XVII pelo cozinheiro Louis de Béchameil, que era marquês e financista do rei Luís XIV.

Variações do molho branco

O molho branco pode ser enriquecido com outros ingredientes, como queijos, cogumelos, ervas, mostarda, vinho, etc. Cada variação recebe um nome diferente, como mornay, soubise, aurora, nantua, etc.

Benefícios do macarrão

O macarrão é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia para o organismo. Ele também contém proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco e magnésio. O macarrão pode ajudar a regular o intestino, prevenir a anemia e melhorar o humor.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Como Fazer Cannelloni

Cannelloni

Publicidade

Mais Recentes