Receita de Panquecas



Receita de Panquecas
4 Porções
Tempo: 25 min
Ingredientes:
  • 2 xícaras de leite
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Recheio de sua preferência (carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, etc.)
  • Molho de tomate
  • Queijo ralado para polvilhar

Modo de Preparo:
  • Em um liquidificador, bata o leite, os ovos, o óleo, a farinha de trigo e o sal até obter uma massa homogênea e líquida. Adicione o fermento em pó e bata mais um pouco para misturar bem.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e unte com um pouco de óleo ou manteiga. Com uma concha, despeje uma porção da massa na frigideira e espalhe bem para formar um disco fino. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos ou até que a superfície esteja seca e as bordas solta
  • Vire a panqueca com uma espátula e cozinhe do outro lado por mais 1 minuto ou até dourar levemente. Repita o processo com o restante da massa, empilhando as panquecas em um prato.
  • Escolha o recheio de sua preferência e prepare-o conforme as instruções da embalagem ou da receita. Você pode usar carne moída refogada com cebola, alho, sal e pimenta; frango desfiado misturado com catupiry; queijo e presunto picados; ou o que mais gostar.
  • Coloque uma porção do recheio sobre cada panqueca e enrole como um rolinho. Disponha os rolinhos em uma forma refratária untada com um pouco de óleo ou manteiga. Cubra as panquecas com molho de tomate e polvilhe queijo ralado por cima.
  • Leve a forma ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até que o queijo esteja derretido e gratinado.
  • Retire do forno e sirva as panquecas quentes, acompanhadas de uma salada verde ou do que preferir.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Panquecas

Procurando por panquecas para um almoço ou jantar simples, fácil e delioso? Eu tenho a receita vou compartilhar com vocês. Essa receita é muito prática e rápida de fazer, e você só vai precisar de alguns ingredientes básicos que provavelmente já tem em casa.

A panqueca é uma massa fina e macia que pode ser recheada com o que você quiser, desde carne moída até frango com catupiry. Ela tem um sabor delicioso e é perfeita para qualquer ocasião, seja um café da manhã caprichado, um almoço em família ou um jantar romântico.

Eu aprendi essa receita com a minha mãe, que sempre fazia panquecas para mim quando eu era criança. Que tal fazer essa receita junto comigo? Vamos começar!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Tempo total: 25 minutos

Informação Nutricional

  • Calorias: 519 kcal
  • Carboidratos: 58 g
  • Proteínas: 25 g
  • Gorduras: 8 g
  • Fibra: 3 g
  • Sódio: 690 mg


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Como ainda não temos nossa receita em vídeo, vou recomendar um vídeo do youtube para vocês.

Canal: https://www.youtube.com/@ReceitasdePai

Você pode variar o recheio da panqueca com outros ingredientes, como atum, espinafre, ricota, presunto e queijo, frango com catupiry, carne seca com requeijão, etc.

Você pode variar o molho da panqueca com outros tipos, como molho branco, molho de queijo, molho pesto, molho de cogumelos, etc.

Você pode variar a massa da panqueca com outros sabores, como massa de cenoura, massa de beterraba, massa de espinafre, massa de chocolate, etc.

Dicas e Observações de Segurança

Ao preparar a massa da panqueca no liquidificador, tome cuidado para não se queimar com o vapor que pode sair pela tampa.

Ao fritar as panquecas na frigideira, use uma espátula para virá-las e evite respingos de óleo quente na pele.

Ao montar as panquecas no refratário, use luvas térmicas para não se queimar com o recipiente quente.

Ao consumir as panquecas, verifique se o recheio e o molho estão bem cozidos e temperados, e se não há nenhum ingrediente estragado ou vencido.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja as perguntas e respostas mais comuns sobre como fazer panquecas.

Quantas panquecas rende uma receita de massa de panquecas?

Isso depende do tamanho da frigideira e da quantidade de massa que você usa. Mas, em média, essa receita rende cerca de 12 panquecas médias.

É possível fazer a massa das panquecas sem ovos?

Sim, é possível. Você pode substituir os ovos por uma banana amassada ou por uma mistura de água e linhaça.

Qual o segredo para obter uma panqueca perfeita?

O segredo é usar uma frigideira antiaderente bem aquecida e untada, e virar a panqueca na hora certa, quando a borda estiver solta.

Como saber quando a panqueca está pronta?

A panqueca está pronta quando estiver dourada dos dois lados e cozida por dentro. Você pode espetar um palito na massa para verificar se não está crua.

Existe alguma forma de variar a receita de massa de panquecas?

Sim, existem várias formas. Você pode usar diferentes tipos de farinha, como a integral, a de arroz ou a de tapioca. Você também pode adicionar ingredientes como queijo ralado, ervas, cacau ou baunilha à massa.


Curiosidades Dessa Receita

Para deixar sua experiência com as panquecas ainda mais interessante, acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é tão popular no mundo todo.

Qual foi a primeira receita de panqueca?

A primeira receita de panqueca, muito semelhante ao que conhecemos hoje por crepe, com farinha, ovos, água, sal e vinho, é medieval, registrada em um livro chamado Le Menagier de Paris (1393), no qual é identificada como “crespes”.

O que é panqueca e para que serve?

A panqueca pode ser oferecida como gesto afetuoso em várias ocasiões, além de conter, em muitas de suas versões, caldas, geleias e outros complementos doces, que associamos com conforto e indulgência. A panqueca também pode ser usada como uma forma de aproveitar sobras de alimentos.

Como é consumida a panqueca?

A forma de consumir a panqueca varia de acordo com a região e a cultura. Em alguns lugares no Brasil, a panqueca é consumida no formato aberto, sem enrolar.

Enquanto em outras regiões, o consumo da panqueca enrolada é mais comum. A depender da região, a iguaria pode ser consumida no café da manhã, almoço ou jantar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Massas


Como Fazer Receita de Panquecas

Tagliolini

Tagliolini

Ravioli

Ravioli

Macarronese

Macarronese


Mais Recentes


Bolo Amanteigado

Bolo Amanteigado

pão sem sovar

Pão Sem Sovar