Suco de Maracujá

Suco de Maracujá



Suco de Maracujá
4 Porções
Tempo: 5 min
Ingredientes:
  • 4 maracujás maduros
  • 1 litro de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar ou adoçante a gosto
  • Gelo a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Lave bem os maracujás e corte-os ao meio. Com uma colher, retire a polpa e coloque em um liquidificador. Reserve as cascas para fazer farinha ou outra receita.
  • Adicione a água, o açúcar ou o adoçante e bata bem até ficar homogêneo. Se quiser, coe o suco para retirar as sementes, mas lembre-se que elas são ricas em fibras e antioxidantes.
  • Sirva o suco gelado, com gelo a gosto. Você pode decorar os copos com uma fatia de maracujá ou folhas de hortelã.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita do Suco de Maracujá

O suco de maracujá é uma bebida refrescante, saborosa e que traz muitos benefícios para a saúde. Ele é feito com a polpa da fruta, água, açúcar ou adoçante e gelo. Você pode variar a receita adicionando outras frutas, como abacaxi, morango ou goiaba, ou até mesmo creme de leite ou leite em pó para um suco mais cremoso.

Eu gosto de fazer suco de maracujá em qualquer ocasião, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou para acompanhar uma refeição. Ele é muito fácil e rápido de fazer, basta bater tudo no liquidificador e coar se preferir. Eu aprendi essa receita com a minha mãe, que sempre fazia suco de maracujá para mim quando eu era criança. Eu adoro o contraste entre o azedinho do maracujá e o doce do açúcar.

Se você também gosta de suco de maracujá, que tal fazer essa receita junto comigo? Eu vou te mostrar o passo a passo e as dicas para você preparar um suco de maracujá perfeito. Você vai ver como é simples e prático. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: nenhum

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 1 litro de suco de maracujá, que pode servir até 4 pessoas.
  • Cada porção tem aproximadamente 250 ml.

Informação Nutricional

  • Calorias: 53Kcal
  • Gorduras totais: 0,05g
  • Sódio: 6mg
  • Carboidratos: 14,21g
  • Fibras: 0,2g
  • Proteínas: 0,41g


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ARECEITADODIA

Você pode variar a receita do suco de maracujá adicionando outras frutas, como abacaxi, morango, goiaba, laranja ou limão. Basta bater junto com o maracujá e ajustar o açúcar ou o adoçante se necessário.

Você também pode fazer um suco mais cremoso, adicionando creme de leite ou leite em pó ao suco de maracujá. Fica uma delícia e é ótimo para servir como sobremesa.

Outra opção é fazer um suco detox com maracujá, acrescentando folhas verdes, como couve, espinafre ou rúcula. Essas folhas são ricas em clorofila, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo e a melhorar a digestão.

Dicas e Observações de Segurança

Escolha maracujás maduros, que tenham a casca enrugada e firme. Eles são mais doces e aromáticos do que os verdes.

Lave bem os maracujás antes de cortá-los, para evitar a contaminação por bactérias ou agrotóxicos.

Consuma o suco logo após o preparo, para aproveitar melhor os nutrientes e o sabor do maracujá. Se for guardar na geladeira, use um recipiente fechado e consuma em até 24 horas.

O suco de maracujá pode interagir com alguns medicamentos, como antidepressivos, anticoagulantes ou sedativos. Consulte seu médico antes de consumir o suco se estiver fazendo uso desses remédios.

O suco de maracujá pode causar alergia em algumas pessoas, especialmente se consumido em excesso. Os sintomas podem incluir coceira, vermelhidão, inchaço ou dificuldade para respirar. Se isso acontecer, suspenda o consumo do suco e procure ajuda médica.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você tirar todas as suas dúvidas e fazer um suco de maracujá perfeito. Veja a seguir:

O suco de maracujá acalma mesmo?

Sim, o suco de maracujá tem propriedades calmantes, pois contém substâncias que atuam no sistema nervoso central e relaxam os músculos

Como fazer suco de maracujá concentrado?

Para fazer suco de maracujá concentrado, basta bater a polpa da fruta com um pouco de água e açúcar ou adoçante no liquidificador. Depois, coe e guarde em uma jarra na geladeira

Como fazer suco de maracujá com leite condensado?

Para fazer suco de maracujá com leite condensado, você vai precisar de 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 lata de suco de maracujá concentrado e gelo a gosto. Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso e sirva

Como fazer suco de maracujá com casca?

Para fazer suco de maracujá com casca, você vai precisar de 2 maracujás, 4 xícaras de água, açúcar ou adoçante a gosto e gelo a gosto. Lave bem os maracujás e corte-os em pedaços pequenos, sem retirar as sementes. Bata no liquidificador com a água e o açúcar ou adoçante. Coe e sirva com gelo

Como fazer suco de maracujá com gengibre?

Para fazer suco de maracujá com gengibre, você vai precisar de 4 maracujás, 1 litro de água, 4 colheres de sopa de açúcar ou adoçante a gosto, 2 colheres de sopa de gengibre ralado e gelo a gosto. Retire a polpa dos maracujás e bata no liquidificador com a água, o açúcar ou adoçante e o gengibre. Coe e sirva com gelo

Curiosidades Dessa Receita

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa receita? Separamos algumas informações interessantes para você saber mais sobre o suco de maracujá e seus benefícios. Confira:

A origem do nome maracujá

Você sabia que a palavra maracujá vem do tupi-guarani? Ela significa “alimento na cuia”, pois os índios usavam as cascas da fruta como recipientes para guardar comida. O nome científico do maracujá é Passiflora edulis, que significa “flor da paixão”. Isso porque os missionários espanhóis viram na flor do maracujazeiro uma representação dos elementos da Paixão de Cristo.

Os tipos de maracujá

Existem mais de 500 espécies de maracujá no mundo, sendo que cerca de 150 são nativas do Brasil. As mais conhecidas são o maracujá-amarelo, o maracujá-roxo, o maracujá-doce e o maracujá-de-veado. Cada um tem características próprias, como tamanho, cor, sabor e aroma. O maracujá-amarelo é o mais cultivado e consumido no país, pois tem maior rendimento e acidez. O maracujá-roxo é mais aromático e doce, mas tem menor produção. O maracujá-doce é ideal para comer ao natural, pois tem pouca acidez e muita polpa. O maracujá-de-veado é uma espécie silvestre, que tem flores vermelhas e frutos pequenos e azedos

Os benefícios do suco de maracujá

O suco de maracujá é uma bebida muito nutritiva e saudável, pois contém vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Alguns dos benefícios do suco de maracujá são: melhora a imunidade, previne o câncer, regula a pressão arterial, combate a anemia, auxilia na digestão, melhora a visão, alivia o estresse e a ansiedade, entre outros. Além disso, o suco de maracujá é muito versátil, pois pode ser combinado com outras frutas, como abacaxi, morango, laranja e limão, ou com ingredientes como leite condensado, creme de leite e gengibre



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos
Suco de Maçã

Suco de Maçã

Suco de Limão

Suco de Limão

Suco de Beterraba

Suco de Beterraba

Suco de Maracujá

Suco de Maracujá

Suco de Laranja

Suco de Laranja

Suco de Uva

Suco de Uva

Publicidade

Mais Recentes