Bolo Gelado de Chocolate

Bolo Gelado de Chocolate



Bolo Gelado de Chocolate
6 Porções
Tempo: 2 h 50 min
Ingredientes:
  • MASSADO DO BOLO:
  • 4 ovos
  • 3/4 de xícara de chá de óleo
  • 300 ml de leite integral
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • RECHEIO:
  • 1 e 1/2 caixa de leite condensado (caixa com 395 gramas)
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 e 1/2 litro de leite integral
  • 300 gramas de chocolate nobre meio amargo picado

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento. Misture bem e reserve.
  • No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o leite e o açúcar por cerca de 3 minutos ou até ficar homogêneo.
  • Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos e misture bem com uma espátula ou fouet até obter uma massa lisa e sem grumos.
  • Unte e enfarinhe uma forma redonda de 25 cm de diâmetro. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
  • Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
  • Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho, o chocolate em pó, o creme de leite e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até engrossar.
  • Desligue o fogo e acrescente o chocolate meio amargo picado. Misture bem até derreter completamente e formar um creme liso e brilhante.
  • Transfira o recheio para uma tigela e cubra com filme plástico em contato com a superfície para não formar película. Deixe esfriar completamente antes de usar.
  • Corte o bolo em duas camadas iguais. Coloque uma camada sobre um prato ou bandeja e espalhe metade do recheio sobre ela.
  • Coloque a outra camada do bolo sobre o recheio e pressione levemente para nivelar. Cubra todo o bolo com o restante do recheio, alisando bem com uma espátula.
  • Decore o bolo como preferir, usando raspas de chocolate, confeitos, frutas ou chantilly. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de gelado de chocolate

O bolo gelado de chocolate é uma das minhas receitas favoritas desde a infância. Eu sempre gostei de saborear esse bolo úmido e cremoso, que derrete na boca. É uma ótima opção para qualquer ocasião, seja um lanche da tarde, uma sobremesa ou uma festa.

Para fazer esse bolo, você vai precisar de ingredientes simples e fáceis de encontrar, como ovos, leite, óleo, açúcar, farinha, chocolate em pó, fermento e leite condensado.

O preparo é muito simples e rápido, basta bater a massa no liquidificador e assar no forno. Depois de pronto, você vai cortar o bolo em pedaços e molhar com uma calda de leite e chocolate. Por fim, você vai cobrir cada pedaço com uma deliciosa cobertura de chocolate e levar à geladeira.

O resultado é um bolo gelado de chocolate de liquidificador incrível, com uma textura macia e úmida, e um sabor irresistível. Você vai se surpreender com essa receita, que é muito fácil e prática de fazer. Eu aprendi essa receita com a minha mãe, que sempre fazia esse bolo para mim e para os meus irmãos.

É uma receita que me traz boas lembranças e que eu adoro compartilhar com as pessoas que eu amo.

Que tal fazer esse bolo gelado de chocolate junto comigo? Eu tenho certeza que você vai adorar essa receita e que ela vai fazer sucesso na sua casa. Vamos começar?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Tempo de espera: 2 horas

Rendimento da Receita

Essa receita rende cerca de 20 porções de bolo gelado de chocolate.

Informação Nutricional

Uma porção padrão de 120 g de bolo gelado de chocolate contém as seguintes informações nutricionais:

  • Calorias: 180 kcal
  • Carboidratos: 25,2 g
  • Proteínas: 4,2 g
  • Gorduras totais: 7,4 g
  • Gorduras saturadas: 5,4 g
  • Gorduras trans: 0 g
  • Fibras: 0,6 g
  • Sódio: 109 mg

Fonte: FatSecret


Publicidade

Dicas Adicionais:

Assista a Receita em Vídeo

Canal: https://www.youtube.com/@GabrielFreitass

Variações da Receita

Você pode variar a receita de bolo gelado de chocolate de acordo com o seu gosto e criatividade. Aqui estão algumas ideias de outros ingredientes que podem diferenciar a sua receita:

Você pode usar outros tipos de chocolate, como branco, meio amargo ou amêndoas, tanto na massa quanto na cobertura;

Você pode adicionar frutas secas, como damasco, uva passa ou cranberry, na massa ou na cobertura, para dar um toque agridoce e crocante;

Você pode rechear o bolo com creme de avelã, doce de leite, brigadeiro ou beijinho, para deixá-lo ainda mais cremoso e saboroso;

Você pode substituir o leite condensado por creme de leite fresco ou iogurte natural, para uma versão mais leve e menos doce;

Você pode aromatizar o bolo com essência de baunilha, canela, noz-moscada ou raspas de laranja ou limão, para dar um toque especial e perfumado.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer o bolo gelado de chocolate são:

Use sempre ovos frescos e verifique se não estão quebrados ou com mau cheiro antes de usá-los;

Use sempre utensílios limpos e higienizados para evitar contaminações;

Tome cuidado ao manusear o forno e a panela quente, use luvas térmicas e pegadores adequados;

Não deixe o bolo exposto por muito tempo fora da geladeira, pois pode estragar ou desenvolver bactérias;

Consuma o bolo em até 3 dias, mantendo-o sempre bem embalado na geladeira;

Se você tem alergia ou intolerância a algum ingrediente, evite consumir o bolo ou substitua o ingrediente por outro adequado.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Veja a seguir as perguntas e respostas mais comuns sobre o bolo gelado de chocolate.

Qual a diferença entre bolo gelado e bolo frio?

O bolo gelado é um bolo que contém gelatina na sua receita, o que faz com que ele fique mais firme. Já o bolo frio não contém gelatina, ficando mais macio. Geralmente, os bolos gelados são servidos com sorvete ou chantilly, enquanto os bolos frios são servidos apenas com chantilly.

Como fazer o bolo gelado de chocolate ficar mais úmido?

Para fazer o bolo gelado de chocolate ficar mais úmido, você deve molhar bem a massa com uma calda de leite e chocolate, que pode ser feita com leite condensado, leite e chocolate em pó. Essa calda vai penetrar no bolo e deixá-lo mais saboroso e cremoso.

Como conservar o bolo gelado de chocolate?

O bolo gelado de chocolate deve ser conservado na geladeira, em um recipiente fechado ou coberto com filme plástico, para evitar que ele resseque ou estrague. O ideal é consumir o bolo em até 3 dias, mas ele pode durar até 5 dias se bem armazenado.

Posso congelar o bolo gelado de chocolate?

Sim, você pode congelar o bolo gelado de chocolate, desde que ele esteja bem embalado em papel alumínio ou em um pote com tampa. O bolo pode ficar congelado por até 3 meses, mas deve ser descongelado na geladeira antes de servir.

Posso usar outro tipo de cobertura no bolo gelado de chocolate?

Sim, você pode usar outro tipo de cobertura no bolo gelado de chocolate, como brigadeiro, ganache, creme de avelã ou doce de leite. O importante é que a cobertura seja cremosa e combine com o sabor do bolo.

Curiosidades dessa Receita

Agora que você já sabe tudo sobre essa receita, que tal conhecer algumas curiosidades sobre o bolo gelado de chocolate? Veja a seguir algumas informações interessantes sobre esse delicioso doce.

A origem do bolo gelado

O bolo gelado surgiu nos Estados Unidos, na década de 1950, como uma forma de aproveitar as sobras de bolo. As donas de casa americanas costumavam cortar o bolo em pedaços e mergulhá-los em uma calda açucarada, para deixá-los mais úmidos e saborosos.

Depois, elas embrulhavam os pedaços em papel alumínio e levavam à geladeira ou ao freezer, para servir como sobremesa ou lanche.

O sucesso do bolo gelado no Brasil

O bolo gelado chegou ao Brasil na década de 1970, trazido por imigrantes americanos ou por brasileiros que viajaram para os Estados Unidos. O bolo fez muito sucesso no país, principalmente nas festas infantis e nos aniversários.

O sabor mais popular era o de coco, mas logo surgiram outras variações, como o de chocolate, o de abacaxi e o prestígio.

Os Benefícios do Chocolate para a Saúde

O chocolate é um dos ingredientes principais do bolo gelado de chocolate, e além de ser delicioso, ele também traz benefícios para a saúde.

É rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Ele também estimula a produção de endorfinas e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo bem-estar e pelo humor.

O chocolate contém ferro, magnésio, cálcio e potássio, que são minerais essenciais para o organismo. Mas lembre-se: consuma o chocolate com moderação e prefira as versões mais amargas e com menos açúcar.

 

Espero que você goste dessa receita de bolo gelado de chocolate. Ela é simples, mas deliciosa e fofinha. Compartilhe geral! 😊



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina
Publicidade

Mais Recentes