Patê de Alho



Patê de Alho
1 Porções
Tempo: 2 h
Ingredientes:
  • 4 dentes de alho descascados
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 1/4 xícara de maionese
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro verde picado a gosto

Modo de Preparo:
  • Comece colocando os dentes de alho no liquidificador e batendo até formar uma pasta. Adicione o creme de leite, a maionese, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino e bata novamente até ficar bem homogêneo.
  • Transfira o patê para uma tigela e misture o cheiro verde picado. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas para ficar mais firme e saboroso. Sirva o patê de alho com pães, torradas, saladas ou carnes. Bom apetite!

Curiosidades Sobre a Receita

Patê de Alho

Patê de alho é uma receita que eu aprendi com a minha avó, que sempre fazia para os almoços de domingo. É um creme saboroso e versátil, que pode ser usado para acompanhar pães, torradas, saladas e carnes. Além disso, é muito fácil de fazer e leva poucos ingredientes.

Para fazer o patê de alho, você vai precisar de alho, creme de leite, maionese, azeite, sal, pimenta-do-reino e cheiro verde. Você só precisa bater tudo no liquidificador até formar uma pasta homogênea e depois levar à geladeira por algumas horas para ficar mais consistente. Você pode ajustar a quantidade de alho de acordo com o seu gosto e também adicionar outros temperos, como orégano ou cúrcuma.

O patê de alho tem uma textura cremosa e um sabor marcante, que combina bem com diversos pratos. Você pode fazer o patê de alho em qualquer ocasião, seja durante a semana para incrementar o seu lanche ou no fim de semana para surpreender os seus convidados. É uma receita que agrada a todos e que não tem segredo.

Que tal experimentar o patê de alho hoje mesmo? Eu vou te ensinar o passo a passo dessa receita simples e deliciosa. Venha comigo e vamos cozinhar!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: nenhum
  • Tempo de espera: 2 horas na geladeira

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de uma xícara de patê de alho
  • Uma porção equivale a uma colher de sopa

Informação Nutricional

    • Calorias: 34,80 kcal
    • Carboidratos: 0,96 g
    • Proteínas: 0,18 g
    • Gorduras Totais: 3,44 g
    • Fibras: 0,03 g
    • Sódio: 34,18 mg
  • Esses valores podem variar de acordo com os ingredientes e as marcas utilizadas na receita.


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal:@RafaelCamargoft

Você pode variar o patê de alho de acordo com a sua preferência e criatividade. Aqui estão algumas sugestões:

Adicione queijo ralado ou cream cheese para deixar o patê mais cremoso e saboroso.

Substitua o creme de leite por iogurte natural para uma versão mais leve e saudável.

Acrescente nozes, castanhas ou amêndoas picadas para dar uma crocância ao patê.

Use alho assado no lugar do alho cru para um sabor mais suave e adocicado.

Incremente o patê com ervas frescas, como manjericão, tomilho ou alecrim.

Dicas e Observações de Segurança

Para evitar o mau hálito causado pelo alho, você pode mastigar folhas de hortelã, salsinha ou cravo-da-índia depois de consumir o patê.

O alho é um alimento que pode causar alergia em algumas pessoas. Se você tem alguma sensibilidade ao alho, evite consumir o patê ou consulte o seu médico antes.

O patê de alho deve ser conservado na geladeira por até 3 dias em um recipiente fechado. Não deixe o patê fora da geladeira por muito tempo, pois pode estragar e causar intoxicação alimentar.

Ao manusear o alho, tome cuidado para não se cortar com a faca ou se queimar com o liquidificador. Lave bem as mãos depois de descascar e picar o alho, pois ele pode deixar um odor forte na pele.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer patê de alho, por isso separamos as principais perguntas e respostas que podem te ajudar a preparar essa delícia. Confira:

Como fazer patê de alho sem leite?

Você pode substituir o leite por iogurte natural, creme de leite ou leite vegetal de sua preferência. O importante é que o ingrediente esteja bem gelado para dar a consistência ao patê.

Como fazer patê de alho com maionese?

Você pode usar maionese pronta ou caseira para fazer o patê de alho. Basta bater no liquidificador a maionese com o alho, o limão e os temperos que desejar. Você pode ajustar a quantidade de maionese conforme a textura que quiser.

Como fazer patê de alho para churrasco?

O patê de alho para churrasco é uma ótima opção para acompanhar carnes, pães e saladas. Você pode seguir a receita básica de patê de alho ou incrementar com outros ingredientes, como salsinha, cebolinha, orégano, mostarda ou queijo ralado.

Como fazer patê de alho com ricota?

O patê de alho com ricota é uma versão mais leve e saudável do patê tradicional. Você vai precisar de ricota fresca, alho, azeite, limão e sal. Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso e homogêneo. Se quiser, adicione ervas finas para dar mais sabor.

Como conservar o patê de alho?

O patê de alho deve ser conservado na geladeira, em um pote bem fechado, por até 4 dias. Não deixe o patê fora da geladeira por muito tempo, pois ele pode estragar. Se quiser congelar o patê, coloque em um recipiente adequado e consuma em até 3 meses.

Curiosidades dessa Receita

O patê de alho é uma receita simples, mas que tem muitas curiosidades interessantes. Veja algumas delas:

A origem do patê

O patê é uma palavra francesa que significa “pasta”. Ele surgiu na Idade Média, como uma forma de aproveitar as vísceras dos animais caçados. Os nobres misturavam as carnes moídas com gordura, ervas e especiarias e cozinhavam em formas de barro. Depois, eles cobriam com uma camada de gordura para conservar.

Os benefícios do alho

O alho é um dos ingredientes principais do patê de alho e também um dos mais saudáveis. Ele é rico em compostos sulfurosos que têm propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes. Ele ajuda a prevenir e combater infecções, fortalecer o sistema imunológico e proteger as células dos radicais livres.

As variações do patê de alho

O patê de alho pode ser feito de diversas formas e com diferentes ingredientes. Você pode usar creme de leite, maionese, iogurte, ricota ou tofu como base. Você também pode adicionar outros temperos, como mostarda, orégano, salsinha, cebolinha ou queijo ralado. Você pode usar o patê como molho para saladas, carnes ou massas, como recheio para sanduíches ou pães ou como acompanhamento para torradas ou biscoitos.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Patês


Como Fazer Patê de Alho

Patê de Sardinha

Patê de Sardinha

Patê de Atum

Patê de Atum

Patê de Alho

Patê de Alho


Mais Recentes


Bolo Amanteigado

Bolo Amanteigado

pão sem sovar

Pão Sem Sovar