Canjica Branca

Canjica Branca



Canjica Branca
8 Porções
Tempo: 10 min
Créditos: Receitas de Pai
Ingredientes:
  • 500 gramas de milho branco para canjica
  • 2 litros de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 200 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Canela em pau e em pó a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Deixe o milho de molho em água por pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
  • Escorra o milho e coloque em uma panela de pressão com os 2 litros de água. Cozinhe por cerca de 30 minutos após pegar pressão, ou até o milho ficar macio.
  • Abra a panela com cuidado e escorra o excesso de água, se houver. Reserve um pouco da água do cozimento para ajustar a consistência da canjica, se necessário.
  • Adicione o leite condensado, o leite de coco, a manteiga e a canela em pau à panela com o milho. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar. Se ficar muito seco, adicione um pouco da água reservada.
  • Desligue o fogo e transfira a canjica para uma travessa ou copinhos individuais. Polvilhe canela em pó por cima e sirva quente ou gelada. Bom apetite!

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Eu sempre gostei de canjica branca desde que eu era criança. É uma sobremesa cremosa e doce, feita com milho branco, leite condensado, leite de coco e canela. Eu adoro o contraste entre o sabor suave do milho e o toque aromático da canela.

Canjica branca é uma ótima opção para qualquer ocasião e você pode servir como sobremesa depois de uma refeição, ou como um lanche no meio da tarde.

É uma receita fácil e rápida de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios. Eu aprendi a fazer canjica branca com uma revista de culinária que eu encontrei na internet.

Que tal fazer canjica branca comigo? Eu vou te ensinar o passo a passo dessa receita, que vai deixar você com água na boca. Vamos começar?


Publicidade

Dicas Adicionais:

Receita em Vídeo

Para quem gosta de receita em vídeo, indiquei um do canal: @ReceitasdePai

Variações da Receita

A canjica branca é uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto e à sua criatividade. Você pode variar os ingredientes e obter resultados diferentes e saborosos. Veja algumas ideias:

Você pode adicionar amendoim torrado e moído à canjica, para dar um toque crocante e nutritivo. O amendoim combina muito bem com o milho e o leite condensado, e é um ingrediente típico das festas juninas.

Você pode substituir o leite condensado por doce de leite, para obter uma canjica mais caramelizada e intensa. O doce de leite pode ser comprado pronto ou feito em casa, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por 20 minutos.

Você pode acrescentar frutas secas à canjica, como uva passa, damasco, ameixa ou figo. As frutas secas dão um toque de cor e sabor à canjica, além de serem fontes de fibras e antioxidantes.

Você pode aromatizar a canjica com essência de baunilha, para dar um sabor mais delicado e perfumado. A baunilha combina muito bem com o leite e o coco, e realça o sabor do milho.

Você pode incrementar a canjica com chocolate em pó ou achocolatado, para obter uma canjica mais cremosa e chocolatada. O chocolate é uma paixão nacional, e agrada a todos os paladares.


Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas a seguir:

Como deixar a canjica mais cremosa?

Para deixar a canjica mais cremosa, você pode adicionar mais leite condensado, creme de leite ou leite de coco à receita.

Como cozinhar a canjica sem panela de pressão?

Para cozinhar a canjica sem panela de pressão, você pode usar uma panela comum, mas o tempo de cozimento será maior. Você deve deixar a canjica de molho por pelo menos 4 horas antes de cozinhar, e depois cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 horas, ou até o milho ficar macio.

Como fazer canjica com milho verde?

Para fazer canjica com milho verde, você pode usar o milho fresco ou em lata. Você deve retirar os grãos do milho com uma faca ou um ralador, e depois cozinhar na panela de pressão por 15 minutos, ou na panela comum por 30 minutos. Depois é só seguir o restante da receita.

Como fazer canjica salgada?

Para fazer canjica salgada, você deve cozinhar o milho apenas com água e sal na panela de pressão por 20 minutos, ou na panela comum por 40 minutos. Depois você pode temperar a canjica com manteiga, cebola, alho, cheiro-verde, bacon ou linguiça.

Como conservar a canjica?

Para conservar a canjica, você deve guardar em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias. Se quiser congelar, você deve colocar em um pote plástico ou saco próprio para freezer por até 3 meses. Para descongelar, basta aquecer no micro-ondas ou no fogão.




Você Comentou Este Artigo
  1. Neusa disse:

    Gamei nessa receitinha!

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Festa Junina


Como fazer Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Cremosa

Canjica Cremosa

Receita de Maçã do Amor

Maçã do Amor

Publicidade

Mais Recentes