Molho Bechamel

Molho Bechamel



Molho Bechamel
2 Porções
Tempo: 20 min
Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • Sal a gosto
  • Noz-moscada ralada a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma panela média, em fogo baixo, derreta a manteiga, mexendo ocasionalmente.
  • Junte a farinha de trigo e misture bem, formando um roux. Cozinhe por cerca de 2 minutos, sem deixar dourar.
  • Aos poucos, adicione o leite frio, mexendo vigorosamente com um batedor de arame para evitar a formação de grumos. Aumente o fogo e deixe ferver, sem parar de mexer.
  • Tempere com sal e noz-moscada ralada a gosto. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar e ficar cremoso.
  • Seu molho bechamel está pronto para ser usado em diversas receitas, como lasanha, gratinados, croquetes e suflês.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Molho Bechamel

O molho bechamel é um dos molhos mais clássicos e versáteis da culinária francesa. Ele pode ser usado em diversas receitas, como lasanha, gratinados, croquetes e suflês. Eu aprendi a fazer esse molho com a minha avó, que era uma cozinheira de mão cheia e me ensinou muitos truques na cozinha.

Para fazer o molho bechamel, você vai precisar de ingredientes simples: leite, manteiga, farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. O segredo está no modo de preparo, que requer atenção e paciência para não empelotar ou queimar o molho. Mas não se preocupe, eu vou te mostrar o passo a passo detalhado de como fazer esse molho delicioso.

O molho bechamel tem uma textura cremosa e um sabor suave, que combina com vários tipos de pratos. Ele é ideal para incrementar as suas refeições do dia a dia ou para surpreender os seus convidados em ocasiões especiais. Você pode ainda personalizar o seu molho com outros ingredientes, como queijo, bacon, brócolis ou espinafre. As possibilidades são infinitas!

Que tal experimentar essa receita de molho bechamel hoje mesmo? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado e se sentir um verdadeiro chef de cozinha. Vamos começar?

Tempo total de preparo e cozimento

  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 10 minutos

Rendimento da receita

  • Essa receita rende aproximadamente 3 xícaras (chá) de molho bechamel.
  • Cada porção equivale a 1/4 de xícara (chá) de molho.

Informação Nutricional

  • Calorias: 103 kcal
  • Carboidratos: 6 g
  • Proteínas: 2 g
  • Gorduras: 8 g
  • Gorduras saturadas: 5 g
  • Sódio: 86 mg

Fonte: FatSecret


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @TeleCulinariaReceitas

Você pode variar o seu molho bechamel adicionando outros ingredientes, como:

Queijo: Para fazer um molho mornay, acrescente queijo ralado de sua preferência, como gruyère, cheddar ou parmesão, e uma colher de chá de mostarda dijon ao molho ainda quente.

Cebola: Para fazer um molho soubise, refogue cebola picada na manteiga até ficar macia e translúcida, antes de adicionar a farinha. Você pode bater o molho no liquidificador para ficar mais liso.

Cogumelos: Para fazer um molho de cogumelos, refogue cogumelos fatiados na manteiga até dourarem, antes de adicionar a farinha. Você pode usar champignon, shitake, shimeji ou outro tipo de sua preferência.

Creme de leite: Para fazer um molho mais cremoso e rico, acrescente creme de leite fresco ao final do cozimento do molho. Você pode usar cerca de duas colheres de sopa para cada xícara de leite.

Dicas e Observações de Segurança

Algumas dicas e observações de segurança para fazer o seu molho bechamel são:

Use sempre leite frio para evitar que o molho empelote. Se preferir, você pode aquecer o leite com alguns temperos, como cebola, cravo, louro e noz-moscada, para dar mais sabor ao molho. Nesse caso, deixe o leite esfriar antes de usá-lo na receita.

Mexa sempre o molho com um batedor de arame para dissolver bem a farinha e evitar grumos. Se o seu molho ficar com grumos, você pode passá-lo por uma peneira ou bater no liquidificador para deixá-lo liso.

Cozinhe o molho em fogo baixo ou médio para evitar que ele queime ou transborde. Fique atento ao ponto do molho, que deve ficar cremoso e encorpado, mas não muito grosso. Se o seu molho ficar muito grosso, você pode adicionar mais leite até obter a consistência desejada.

Guarde o molho em um recipiente fechado na geladeira por até três dias ou no freezer por até três meses. Para reaquecer o molho, leve-o ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar quente e cremoso. Se necessário, adicione mais leite para ajustar a consistência.

Consuma o molho com moderação, pois ele é rico em gordura e calorias. Evite o molho se você tiver intolerância à lactose ou alergia ao glúten. Se você quiser uma versão mais leve do molho, você pode substituir a manteiga por margarina ou óleo vegetal, e o leite integral por leite desnatado ou vegetal.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira as perguntas e respostas abaixo:

Como fazer molho bechamel sem manteiga?

Você pode substituir a manteiga por óleo vegetal ou margarina na mesma quantidade.

Como fazer molho bechamel sem farinha?

Você pode usar amido de milho, araruta ou fécula de batata para engrossar o molho.

Como fazer molho bechamel vegano?

Você pode usar leite vegetal, como de soja, amêndoa ou aveia, e óleo vegetal ou margarina vegana para fazer o roux.

Como evitar que o molho bechamel empelote?

Você deve usar leite frio e acrescentá-lo aos poucos ao roux, mexendo sempre com um batedor de arame.

Como consertar o molho bechamel empelotado?

Você pode bater o molho no liquidificador ou passá-lo por uma peneira para eliminar os grumos.

Curiosidades Dessa Receita

Acompanhe algumas curiosidades sobre essa receita que é tão clássica e versátil:

A origem do nome bechamel

O molho bechamel deve seu nome a Louis Béchameil, um financista e cortesão do rei Luís XIV da França. Ele teria criado ou popularizado o molho no século XVII, mas há controvérsias sobre sua autoria.

A relação do molho bechamel com a culinária italiana

O molho bechamel é um dos ingredientes da lasanha à bolonhesa, um prato típico da região da Emília-Romanha, na Itália. O molho teria sido introduzido na Itália pelos cozinheiros franceses que acompanhavam a rainha Catarina de Médici no século XVI.

As variações do molho bechamel

O molho bechamel pode ser usado como base para outros molhos, como o mornay (com queijo), o soubise (com cebola), o aurora (com tomate) e o suprême (com creme de leite e cogumelos). Esses molhos podem acompanhar diferentes tipos de pratos, como massas, carnes, peixes e legumes



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos
Molho Tarê

Molho Tarê

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Molho de Alho

Molho de Alho

Molho de Tomates

Molho de Tomates

Publicidade

Mais Recentes