Molho Tarê



Molho Tarê
1 Porções
Tempo: 30 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de shoyu
  • 1/2 xícara de saquê
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em 2 colheres de sopa de água

Modo de Preparo:
  • Em uma panela pequena, misture o shoyu, o saquê, o açúcar e o gengibre. Leve ao fogo médio e deixe ferver, mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar.
  • Adicione o amido de milho dissolvido e cozinhe, mexendo sempre, até o molho engrossar e ficar brilhante. Isso deve levar cerca de 10 minutos.
  • Retire do fogo e transfira o molho para um recipiente de vidro ou cerâmica. Deixe esfriar completamente antes de usar ou guardar na geladeira por até uma semana.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Molho Tarê

Olá, eu sou a Valéria, uma apaixonada pela culinária oriental. Hoje eu vou ensinar você a fazer um molho tarê caseiro, que é um molho agridoce à base de shoyu, saquê e açúcar. Esse molho é muito versátil e combina com vários pratos, como sushi, sashimi, yakisoba, temaki e até salada.

O molho tarê é uma receita simples e rápida de fazer, mas que tem um sabor incrível. Ele é espesso, brilhante e tem um toque de gengibre que dá um frescor especial. Você pode usar esse molho para temperar, marinar ou glacear carnes, peixes e legumes. Ele também é ótimo para dar um toque oriental às suas receitas do dia a dia.

Eu adoro fazer esse molho para acompanhar os meus pratos preferidos da culinária japonesa. Que tal fazer essa receita junto comigo? Vamos lá!

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 25 minutos
  • Tempo total: 30 minutos

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 1 xícara de molho tarê
  • Cada porção equivale a 2 colheres de sopa de molho

Informação Nutricional

  • Calorias: 48 kcal
  • Carboidratos: 9 g
  • Proteínas: 1 g
  • Gorduras: 0 g
  • Sódio: 589 mg
  • Fonte: MyFitnessPal


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ReceitasdaJapa

Você pode variar o sabor do molho tarê adicionando outros ingredientes, como alho, cebolinha, pimenta, mel, vinagre ou suco de limão.

Você também pode ajustar a quantidade de açúcar ou saquê para deixar o molho mais doce ou mais ácido, conforme a sua preferência.

Se você não tiver saquê, pode substituir por vinho branco seco, mirin ou água.

Dicas e Observações de Segurança

Ao fazer o molho tarê, tome cuidado para não se queimar com o vapor ou com o líquido quente. Use luvas térmicas e uma tampa para evitar respingos.

O molho tarê pode conter glúten, dependendo da marca do shoyu que você usar. Se você for celíaco ou alérgico ao glúten, procure por um shoyu sem glúten ou use tamari no lugar.

O molho tarê é rico em sódio, portanto, consuma com moderação e evite se você tiver problemas de pressão alta ou retenção de líquidos.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo:

O que é molho tarê?

O molho tarê é um molho agridoce à base de shoyu, saquê e açúcar, muito usado na culinária japonesa.

Como conservar o molho tarê?

O molho tarê pode ser guardado na geladeira por até uma semana, em um recipiente de vidro ou cerâmica bem fechado.

O molho tarê é o mesmo que o molho teriyaki?

Não, o molho teriyaki é uma variação do molho tarê, que leva shoyu, gengibre, açúcar marrom, alho e suco de uma fruta cítrica.

O molho tarê tem glúten?

Sim, o molho tarê pode conter glúten, dependendo da marca do shoyu que você usar. Se você for celíaco ou alérgico ao glúten, procure por um shoyu sem glúten ou use tamari no lugar.

O que combina com o molho tarê?

O molho tarê combina com vários pratos, como sushi, sashimi, yakisoba, temaki, gyoza, yakitori e salada. Ele também pode ser usado para temperar, marinar ou glacear carnes, peixes e legumes.

Curiosidades Dessa Receita

Se você gostou dessa receita de molho tarê caseiro, acompanhe algumas curiosidades sobre esse molho tão saboroso e versátil:

Origem do nome

O nome tarê significa brilhante em japonês, pois esse molho tem uma aparência brilhante e espelhada quando cozido. Ele também dá um brilho aos alimentos que são grelhados com ele.

Ingredientes alternativos

Se você não tiver saquê, que é um tipo de vinho de arroz japonês, você pode substituir por vinho branco seco, mirin ou água. O mirin é outro tipo de vinho de arroz japonês, mas mais doce que o saquê. Você também pode usar mel no lugar do açúcar para adoçar o molho.

Benefícios para a saúde

O molho tarê tem alguns benefícios para a saúde, como fornecer proteínas, vitaminas e minerais. Ele também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, graças ao gengibre e ao saquê. Além disso, ele pode ajudar na digestão e na prevenção de infecções.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Molhos


Como Fazer Molho Tarê

Molho Tarê

Molho Tarê

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Molho de Alho

Molho de Alho

Molho de Tomates

Molho de Tomates

Molho Bechamel

Molho Bechamel

Molho Madeira

Molho Madeira


Mais Recentes


Bolo Amanteigado

Bolo Amanteigado

pão sem sovar

Pão Sem Sovar