Receita de Molho Tartaro



Molho Tartaro
1 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de maionese
  • 1/4 de xícara de picles picados
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture bem a maionese, o picles, a cebola, a cebolinha, a mostarda e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • Transfira o molho para um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para que os sabores se integrem e o molho fique mais firme.
  • Retire o molho da geladeira e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Você pode guardar o molho na geladeira por até 3 dias, em um recipiente fechado.

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Molho Tartaro

A receita de molho tartaro é um dos meus preferidos, pois combina muito bem com peixes, frangos, saladas e até hambúrgueres.

Ele é feito com maionese, picles, cebola, cebolinha, mostarda e limão, entre outros ingredientes que você pode conferir abaixo.

O molho tártaro tem uma textura cremosa e um sabor levemente ácido e picante, que contrasta com o sabor dos alimentos que ele acompanha.

É ideal para servir em ocasiões especiais, como um almoço de domingo ou um jantar romântico, mas também pode ser feito durante a semana para dar um toque especial ao seu prato.

Eu aprendi essa receita de molho tártaro com a minha mãe, que sempre fazia quando eu era criança. Ela me ensinou que o segredo é picar bem os ingredientes e deixar o molho na geladeira por um tempo antes de servir. Assim, ele fica mais saboroso e refrescante. Você vai ver como é simples e rápido fazer esse molho em casa.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: nenhum
  • Tempo de espera: 30 minutos na geladeira (opcional)

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 2 xícaras de molho tártaro
  • Cada porção equivale a 2 colheres de sopa de molho

Informação Nutricional

  • Calorias: 110 kcal
  • Gorduras: 8,37 g
  • Carboidratos: 4,30 g
  • Proteínas: 4,23 g


Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ChefTaico

Você pode variar o molho tártaro adicionando outros ingredientes, como alcaparras, salsa, dill, coentro, alho ou páprica.

Você também pode substituir a maionese por iogurte natural ou creme de leite, para um molho mais leve e saudável.

Dicas e observações de Segurança

Para picar bem os ingredientes, você pode usar um processador de alimentos ou um liquidificador, mas cuidado para não triturar demais e deixar o molho muito líquido.

Se você for alérgico a algum dos ingredientes do molho tártaro, evite consumi-lo ou consulte um médico antes.

O molho tártaro é um produto perecível, por isso, mantenha-o sempre refrigerado e não o deixe fora da geladeira por muito tempo.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo as perguntas e respostas mais buscadas no Google sobre o molho tártaro.

O que é molho tártaro?

Molho tártaro é um molho frio feito com maionese e ingredientes em conserva, como picles e alcaparras.

Como fazer molho tártaro?

Para fazer molho tártaro, basta misturar maionese, picles picado, alcaparras picadas, suco de limão e ervas frescas em uma tigela.

Com o que combina molho tártaro?

Molho tártaro combina com peixes, frutos do mar, carnes empanadas, batatas fritas, saladas e sanduíches.

Qual a origem do molho tártaro?

A origem do molho tártaro é incerta, mas há duas versões: uma que diz que ele vem dos mongóis (chamados de Tártaros pelos europeus), que usavam um molho parecido com carne crua; e outra que diz que ele foi criado pelos chefs franceses que trabalhavam para os czares russos.

Qual a diferença entre molho tártaro e maionese?

A diferença entre molho tártaro e maionese é que o molho tártaro leva ingredientes em conserva e ervas frescas, além da maionese, que é a base do molho.

Curiosidades Dessa Receita

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa receita? Veja abaixo algumas informações interessantes sobre o molho tártaro.

Molho tártaro e steak tartare

O molho tártaro era um dos molhos servidos com o steak tartare no início do século XX. O steak tartare é um prato de carne crua picada e temperada, que pode ter sido inspirado pelos mongóis. Não se sabe ao certo se o molho empresta o nome ao prato, ou se o prato empresta o nome ao molho.

Variações do molho tártaro

O molho tártaro pode ter variações de acordo com o país ou a região onde é feito. Nos Estados Unidos, costuma-se acrescentar pimenta verde, azeitonas e mostarda de Djon; já no Reino Unido, a preferência é por maxixe, estragão, alcaparras e suco de limão. Há também versões modernas que usam creme de leite no lugar da maionese.

Benefícios do molho tártaro

O molho tártaro pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumido com moderação. Ele é rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitamina A, que são importantes para os ossos, os músculos e a visão. Ele também contém antioxidantes, como a vitamina C e o limoneno, que ajudam a combater os radicais livres.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos

Outras Molhos


Como Fazer Molho Tartaro

Molho Tarê

Molho Tarê

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Molho de Alho

Molho de Alho

Molho de Tomates

Molho de Tomates

Molho Bechamel

Molho Bechamel

Molho Madeira

Molho Madeira


Mais Recentes


Bolo Amanteigado

Bolo Amanteigado

pão sem sovar

Pão Sem Sovar