Receita de Molho Tartaro

Receita de Molho Tartaro



Molho Tartaro
1 Porções
Tempo: 15 min
Ingredientes:
  • 1 xícara de maionese
  • 1/4 de xícara de picles picados
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Em uma tigela, misture bem a maionese, o picles, a cebola, a cebolinha, a mostarda e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  • Transfira o molho para um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para que os sabores se integrem e o molho fique mais firme.
  • Retire o molho da geladeira e sirva com o acompanhamento de sua preferência. Você pode guardar o molho na geladeira por até 3 dias, em um recipiente fechado.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Receita de Molho Tartaro

A receita de molho tartaro é um dos meus preferidos, pois combina muito bem com peixes, frangos, saladas e até hambúrgueres.

Ele é feito com maionese, picles, cebola, cebolinha, mostarda e limão, entre outros ingredientes que você pode conferir abaixo.

O molho tártaro tem uma textura cremosa e um sabor levemente ácido e picante, que contrasta com o sabor dos alimentos que ele acompanha.

É ideal para servir em ocasiões especiais, como um almoço de domingo ou um jantar romântico, mas também pode ser feito durante a semana para dar um toque especial ao seu prato.

Eu aprendi essa receita de molho tártaro com a minha mãe, que sempre fazia quando eu era criança. Ela me ensinou que o segredo é picar bem os ingredientes e deixar o molho na geladeira por um tempo antes de servir. Assim, ele fica mais saboroso e refrescante. Você vai ver como é simples e rápido fazer esse molho em casa.

Que tal fazer essa receita junto comigo? Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado. Vamos lá?

Tempo Total de Preparo e Cozimento

  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Tempo de cozimento: nenhum
  • Tempo de espera: 30 minutos na geladeira (opcional)

Rendimento da Receita

  • Essa receita rende cerca de 2 xícaras de molho tártaro
  • Cada porção equivale a 2 colheres de sopa de molho

Informação Nutricional

  • Calorias: 110 kcal
  • Gorduras: 8,37 g
  • Carboidratos: 4,30 g
  • Proteínas: 4,23 g


Publicidade

Dicas Adicionais:

Variações da Receita

Canal: @ChefTaico

Você pode variar o molho tártaro adicionando outros ingredientes, como alcaparras, salsa, dill, coentro, alho ou páprica.

Você também pode substituir a maionese por iogurte natural ou creme de leite, para um molho mais leve e saudável.

Dicas e observações de Segurança

Para picar bem os ingredientes, você pode usar um processador de alimentos ou um liquidificador, mas cuidado para não triturar demais e deixar o molho muito líquido.

Se você for alérgico a algum dos ingredientes do molho tártaro, evite consumi-lo ou consulte um médico antes.

O molho tártaro é um produto perecível, por isso, mantenha-o sempre refrigerado e não o deixe fora da geladeira por muito tempo.

Dúvidas Frequentes da Receita

Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa receita, então separamos as principais para você. Confira abaixo as perguntas e respostas mais buscadas no Google sobre o molho tártaro.

O que é molho tártaro?

Molho tártaro é um molho frio feito com maionese e ingredientes em conserva, como picles e alcaparras.

Como fazer molho tártaro?

Para fazer molho tártaro, basta misturar maionese, picles picado, alcaparras picadas, suco de limão e ervas frescas em uma tigela.

Com o que combina molho tártaro?

Molho tártaro combina com peixes, frutos do mar, carnes empanadas, batatas fritas, saladas e sanduíches.

Qual a origem do molho tártaro?

A origem do molho tártaro é incerta, mas há duas versões: uma que diz que ele vem dos mongóis (chamados de Tártaros pelos europeus), que usavam um molho parecido com carne crua; e outra que diz que ele foi criado pelos chefs franceses que trabalhavam para os czares russos.

Qual a diferença entre molho tártaro e maionese?

A diferença entre molho tártaro e maionese é que o molho tártaro leva ingredientes em conserva e ervas frescas, além da maionese, que é a base do molho.

Curiosidades Dessa Receita

Que tal conhecer algumas curiosidades sobre essa receita? Veja abaixo algumas informações interessantes sobre o molho tártaro.

Molho tártaro e steak tartare

O molho tártaro era um dos molhos servidos com o steak tartare no início do século XX. O steak tartare é um prato de carne crua picada e temperada, que pode ter sido inspirado pelos mongóis. Não se sabe ao certo se o molho empresta o nome ao prato, ou se o prato empresta o nome ao molho.

Variações do molho tártaro

O molho tártaro pode ter variações de acordo com o país ou a região onde é feito. Nos Estados Unidos, costuma-se acrescentar pimenta verde, azeitonas e mostarda de Djon; já no Reino Unido, a preferência é por maxixe, estragão, alcaparras e suco de limão. Há também versões modernas que usam creme de leite no lugar da maionese.

Benefícios do molho tártaro

O molho tártaro pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumido com moderação. Ele é rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitamina A, que são importantes para os ossos, os músculos e a visão. Ele também contém antioxidantes, como a vitamina C e o limoneno, que ajudam a combater os radicais livres.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Stefhany Santos
Molho Tarê

Molho Tarê

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Molho de Alho

Molho de Alho

Molho de Tomates

Molho de Tomates

Publicidade

Mais Recentes