Receitas para Festa Junina

Receitas para Festa Junina



Receitas para Festas Juninas
10 Porções
Tempo: 55 min
Ingredientes:
  • 1 lata de milho verde sem o líquido
  • 1 lata de farinha de milho (medida com a lata de milho)
  • 1 lata de óleo (medida com a lata de milho)
  • 1 lata de leite líquido
  • 4 ovos inteiros
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento químico para bolo
  • 5 palhas das espigas de milho (opcional)

Publicidade

Modo de Preparo:
  • No copo do liquidificador coloque o milho verde junto com o óleo, leite líquido e os ovos inteiros e peneirados, misture até obter uma mistura cremosa e homogênea.
  • Adicione os ingredientes secos do bolo de milho verde caipira, ou seja, farinha de trigo e farinha de milho, e bata novamente até misturar completamente.
  • Adicione o coco ralado e o fermento e bata com uma colher de cozinha, mas não esmague a mistura para que os pedaços de coco sejam perceptíveis no bolo de milho.
  • Lave as folhas e deixe ferver em uma panela com água. Isso fará com que amoleça e facilite colocar na forma onde iremos assar o bolo.
  • Unte e enfarinhe uma forma de buraco, organize as folhas no fundo, despeje a massa do bolo e, com o forno pré-aquecido a 190 °C, cozinhe o bolo por 40-45 minutos ou até que esteja bem dourado.
  • Retire o bolo de milho verde caipira do forno quando estiver bem cozido e deixe esfriar antes de desmoldar. Na hora de desenformar as folhas saíram normalmente, envolvendo o bolo e formando uma linda decoração.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Minha experiência com a tradicional festa junina iniciou-se ainda na infância, nos domingos na casa de minha avó.

Foi ela quem me ensinou as primeiras receitas para festa junina, baseadas em pratos típicos desse ocasião festivo.

Hoje, essas delícias fazem parte do meu repertório culinário, algumas eu adaptei, outras mantive exatamente como manda a tradição, todas se tornaram sinônimos de nostalgia e de momentos em família.

A Festa Junina é uma comemoração que pede uma mesa farta e, por isso, as receitas que ensinarei são perfeitas para preparar para esse dia especial.

O aroma e o sabor desses pratos remetem às tradições populares, tornando a celebração ainda mais autêntica.

As receitas que apresentarei possuem níveis variados de dificuldade, mas não se preocupe, pois com minha experiência de anos na cozinha me permite simplificar cada passo para você.

Com um pouco de dedicação e paciência, garanto que você será capaz de reproduzi-las e surpreender a todos.

Então, que tal aprender a preparar deliciosas receitas para festa junina comigo e tornar seu arraial ainda mais saboroso?

comidas tipicas de festa junina

Tempo total de preparo e cozimento

Os tempos são diversos, porém, selecionei as mais práticas pra você fazer.

Rendimento da receita

O rendimento está na aba interna de cada receita, basta entrar no artigo e verificar.

Veja aqui 20 Receitas para Festa Junina

Abaixo você tem uma lista de receitas para festa junina que ampliaremos com o tempo, no entanto, já estão disponíveis 20 receitas tradicionais do período de festas juninas, vejamos.

Receita de Quentão

A primeiro receita que não pode faltar é a receita de quentão! Essa receita talvez seja a mais tradicional bebida das festas juninas brasileiras, então, fica ai registrado pra você fazer.

Mingau de Milho Branco

Todo amante de festas juninas sabe que o mingau de milho branco é um das receitas mais tradicionais desse período, esse mingau é amado por muitos, inclusive eu!

Quentão de Vinho

A variação da receita de quentão de vinho também não poderia faltar, afinal, essa variação é muito amada e praticada no sul do Brasil, nossos maiores leitores aqui do Naoca.

Milho Cozido

A receita de milho cozido realmente é uma das receitas salgadas mais deliciosas pra comer junto de um quentão, quentão de vinho, suco, refrigerante ou o que for.

Um milho cozido tem um sabor inigualável e aposto que você, assim como todo brasileiro que ama festa junina, também curte.

Bolo de Milho com Flocão

Bolo de milho com flocão é um bolo de sabor bem tradicional e aceito pela maioria das pessoas nas festas juninas, eu particularmente adoro e sempre repito.

Pamonha de Forno

A receita de pamonha de forno é outra grande gostosura do período junino, comer uma pamonha quentinha e suculenta junto de sua bebida predileta é uma das maravilhas do mundo junino.

Canjica de Milho Verde

Canjica de milho verde é uma delícia também, meus irmãos sempre procuram por esse prato nas barraquinhas de festas juninas de uma igreja peculiar que visitamos.

Mingau de Milho Verde

Assim como a canjica de milho verde, o mingau de milho verde também é tradição e sempre o encontro numa festa junina aqui na região onde moro.

Particularmente prefiro o mingau de milho branco, no entanto, quando não o encontro, o de milho verde também cai bem.

Canjica Amarela

A canjica amarela é uma das receitas do período junino que minha mãe mais adora, ela sempre procura em primeiro lugar ao chegar na festa de são joão.

Pudim de Milho Verde

Quem ai ama pudim também? Eu sou uma grande fã e sempre que posso como um pedacinho, esse pudim de milho verde aqui na minha região é muito buscado.

Pudim de São João

A versão de pudim que trouxemos aqui é o pudim de leite mesmo, porém com um nome direcionado ao dia festivo.

Bolo de Paçoca

Você gosta de paçoca? Se sim, você vai AMAR esse bolo! A primeira vez que comi achei que não iria estar do jeito que eu pensava, ledo engano, depois que provei, comi mais 2 pedaços!

Pé de Moça Caseiro

Aos que curtem um doce, saiba que o pé de moça é bem difundido em todas as festas juninas que participei, tanto aqui na minha cidade quanto em cidades vizinhas.

Canjica com Amendoim

Pra quem curte essa variação da canjica de milho, a canjica com amendoim fica muito boa! Se ainda não comeu, faça questão de separar um pouquinho do estômago pra isso!

Bolo Podre

Para os que apreciam a receita de bolo podre, sabe que ele é basicamente um pudim de tapioca, sensação em muitos estados do norte e nordeste, item junino respeitado nas mesas do Brasil.

Pamonha de Liquidificador

A pamonha de liquidificador também é uma opção prática pra caso você mesmo vá preparar para sua festa junina, aqui provei poucas vezes dela.

Bolo de Macaxeira

Eu amo bolo de macaxeira pra tomar um bom café da manhã depois de uma boa noite de festa junina vivida. Com café esse bolo fica uma delícia, aposto que você concorda.

Docinho de Paçoca com Amendoim

Para os amantes de paçoca, esse docinho não pode faltar na sua festa, esse é simples de fazer e tem um gosto diferenciado dos demais docinhos, eu particularmente sempre faço aqui.

Pé de Moleque

Quem ai nunca quase quebrou o dente (ou talvez quebrou) dando uma baita mordida num pé de moleque? Pois é, mas para que ele fique no ponto e você não precise fazer muito esforço na hora de morder, segue a receita direitinho.

Bolo Caipira da Roça

Outra variação do nosso amado bolo de milho, esse bolo é uma delícia pra comer com café ou sua bebida de preferência, não importa se for fria ou quente.

Acompanhe os ingredientes e modo de preparo dessa última receita abaixo:

Ingredientes para Bolo Caipira da Roça

  • 1 lata de milho verde sem o líquido
  • 1 lata de farinha de milho (medida com a lata de milho)
  • 1 lata de óleo (medida com a lata de milho)
  • 1 lata de leite líquido
  • 4 ovos inteiros
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento químico para bolo
  • 5 palhas das espigas de milho (opcional)

Como Fazer Bolo Caipira da Roça

Primeiramente

No copo do liquidificador coloque o milho verde junto com o óleo, leite líquido e os ovos inteiros e peneirados, misture até obter uma mistura cremosa e homogênea.

Em seguida

Adicione os ingredientes secos do bolo de milho verde caipira, ou seja, farinha de trigo e farinha de milho, e bata novamente até misturar completamente.

Folhas

Lave as folhas e deixe ferver em uma panela com água. Isso fará com que amoleça e facilite colocar na forma onde iremos assar o bolo.

Então

Unte e enfarinhe uma forma de buraco, organize as folhas no fundo, despeje a massa do bolo e, com o forno pré-aquecido a 190 °C, cozinhe o bolo por 40-45 minutos ou até que esteja bem dourado.

Finalizando

Retire o bolo de milho verde caipira do forno quando estiver bem cozido e deixe esfriar antes de desmoldar.

Na hora de desenformar as folhas saíram normalmente, envolvendo o bolo e formando uma linda decoração.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Receitas EXTRAS de Comidas para Festa Junina

E ai, gostou das nossas opções de receitas para festa junina? Fique sempre ligado aqui no site que iremos aumentar essa lista com o tempo.

Ano que vem, quando você voltar aqui, teremos provavelmente umas 50 receitas diferentes pra você fazer na sua festa junina em família.

Abração e bom arraiá!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:
Valéria Cristina

Outras Festa Junina


Comidas para Festa Junina

Canjica Branca

Canjica Branca

Canjica Cremosa

Canjica Cremosa

Publicidade

Mais Recentes